Íbis é o pior time de futebol do mundo.
Decidir pela gravação de um episódio que contraria a lógica do futebol foi o grande desafio desta jornada, quer dizer o quinto vídeo aqui dos Pés Descalços FC.
Sim, como é possível para dois amantes do futebol, que se deliciam com as grandes conquistas, de pessoas e clubes, falar então de um time que se vangloria mais de derrotas do que de vitórias?
Como dizem por aí, existe beleza até na derrota. Resta saber como isso pode ser revertido em benefícios, ou no caso do Íbis, ser reconhecido até pelo Guinnes (Livro dos Recordes) como o pior time de futebol do mundo.
Se não fosse por isso, aposto com vocês, que muitos torcedores ao redor do planeta bola jamais saberia da existência do clube pernambucano.
Da série pegar limões azedos e fazer uma gostosa limonada resume também ajuda a entender melhor.
Assim, foi isso que o Íbis de transformou, ou seja, com marketing bem organizado e, nos tempos atuais, através das redes sociais, o pior time do mundo segue firme e forte, comemorando mais derrotas do que vitórias.
Então vamos a algumas curiosidades que você vai apreciar ao assistir o episódio no link no final deste texto.
Por que o Íbis é o pior time do mundo?
Fundado em 15 de novembro de 1978, o Íbis Sport Club teve sua origem como forma de entretenimento em trabalhadores de uma tecelegem.
Conhecido como Pássaro Preto, no final da década de 1970 e início da década de 1980, o Íbis ganhou fama mundial por sua péssima qualidade nos gramados. Graças a nove derrotas consecutivas e depois uma sequência de 23 jogos sem vitórias.
Dessa maneira, o Íbis completou três anos e onze meses sem comemorar uma única vitória, recorde registrado no Livro Guinness dos Recordes. A fama de pior time do mundo veio com uma brincadeira de jornalistas da época, que virou fonte de inspiração para a construção da identidade do clube pernambucano.
Como ressalva, vale destacar que esse número foi batido pelo Clube Atlético Mogi das Cruzes, em junho do ano passado. O clube paulista chegou a 56 partidas seguidas sem uma vitória sequer. Ao todo, são cinco longos anos sem vencer, sendo 53 derrotas e três empates, com 24 gols feitos e 221 sofridos.
A sequência durou 62 jogos sem vitória, que foi encerrada em 27 de Maio de 2023, quando o Atlético Mogi venceu o Guarulhos por 1 a 0.
O que coloca o Íbis ainda como pior time do mundo, além da divulgação constante, é que o Atlético Mogi ainda não levou a história para ser oficializada no Guinnes, o Livro dos Recordes.
Ironias contra grandes e torcedores fanáticos
Com o advento das redes sociais, o Íbis soube tirar proveito muito bem para desafiar os clubes mais poderosos do futebol brasileiro.
Isso acontece sempre que esses times mais populares amargam crises e, assim, viram diversão para as torcidas rivais.
Dessa maneira, para desespero de algumas torcidas, o Íbis tirou o sarro em Cruzeiro, Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Botafogo, São Paulo, Grêmio, Internacional, enfim, nenhum clube escapa das provocações.
Como todo clube que se preze, o Íbis tem o seu torcedor mais popular, famoso e, claro, extremamente corneteiro, mas com uma diferença.
Os dias de maior revolta e indignação de Mauro Xampo, ex-jogador e um dos cabeleireiros mais famoso do Recife, é quando o Íbis pior time do mundo apronta e engata uma sequência de vitórias.

Como atleta do clube, Mauro Xampoo se tornou também personagem folclórica e se sente orgulhoso por ser considerado o pior centroavante que já vestiu a camisa do Íbis.
Em sua curta passagem pelo Íbis, Mauro Xampoo atuou em 15 partidas e fez apenas um gol.
Por fim, é uma história muito bem contada e que você pode conferir aqui no link abaixo.
Eu e o Rafa gostamos demais de mostrar o quanto boas histórias, como a que contamos sobre a origem dos Pés Descalços, o futebol na Groenlândia, do esporte que é entretenimento no Vaticano e de como foi alimentada a rivalidade Escócia e Inglaterra.
Essas histórias precisam ser relembradas para manter essa chama do que mais apreciamos e novos move, o futebol.
Dessa maneira, até o Íbis pior time do mundo tem espaço para que possamos desfrutar do prazer que é falar sobre futebol.