Séculos de disputas entre Escócia e Inglaterra chegaram às quatro linhas de campo de jogo e se transformaram em um evento histórico que todos os amantes do futebol precisam guardar na memória.
É esse fato, o primeiro jogo entre escoceses e ingleses, que eu e o Rafa visitamos e contamos neste quarto episódio do Pés Descalços FC.
São muitos os aprendizados neste começo do nosso canal. Sim, o que fazemos aqui vai além de falar sobre o futebol.
Procuramos aliar o esporte com história, geografia, ciências, enfim, até parece questão de vestibular.
Eu se fosse você nunca duvidaria de quem elabora as questões para testar o conhecimento de quem pretende entrar em uma universidade.
Certamente, o que envolve a convivência de Escócia e Inglaterra é importantíssimo saber além do básico.
Aliás, esse episódio tem muito disso. Afinal, foram alunos de universidades britânicas que fizeram a primeira partida entre duas seleções.
Escócia e Inglaterra criaram as primeiras seleções
O encontro aconteceu no dia 30 de novembro de 1872, em Glasgow, na Escócia. Nós dois até brincamos que ali nasceu também o DNA do futebol britânico, conhecido por ser pouco vistoso e com raras chances de gols. Isso ajuda entender porque o duelo terminou empatado em 0 a 0.
Por causa desse jogo, as seleções escocesas e inglesas são consideradas as mais antigas do mundo.
Estudioso como de costume, o Rafa detalhou que como naquela época o futebol era um esporte com poucos adeptos, muitos jogadores eram de universidades, como a de Cambridge.
Entretanto, alguns clubes começaram a surgir, um deles que é ativo até hoje é o Crystal Palace, que disputa a Premiere League. O clube foi fundado oficialmente no dia 10 de setembro de 1905, quando o futebol como conhecemos já estava mais enraizado e tinha chegado, inclusive no Brasil.
Outra curiosidade bastante interessante que joga luz sobre como o futebol se tornou algo popular é que o público, segundo os historiadores, foi entre 3.500 a 4.000 pessoas, que, obviamente, não pagaram ingressos para assistir à partida.
Essa questão de transformar o esporte em um produto com negócios que hoje giram bilhões de libras, a moeda britânica, um dia será contada aqui no Pés Descalços FC.
Com mais praticantes, o futebol no Reino Unido abriu caminhos para o surgimento do Campeonato Britânico, com a participação do País de Gales e Irlanda, que compõe o bloco sob o controle da Inglaterra.

Na primeira edição, o campeão foi a Escócia, que tinha uma força maior. Porém, como sabemos, é a Inglaterra que tem mais força econômica e de talento entre os clubes do Reino Unido.
O saldo de toda essa preparação que fazemos pode ser conferido toda segunda-feira. Pelos links abaixo, você pode assistir no YouTube ou no Spotify.
Quem acompanhou os episódios anteriores, o de estreia que falamos sobre o surgimento do Rei Pelé, depois viajamos na história gelada da Groenlândia e o campeonato mais curto do planeta bola e que no Vaticano não se vive só de fé, viu como rondamos por todos os caminhos citados acima.
Por isso, recomendamos fortemente que você nos prestigie com a sua audiência em todos esses episódios.
Para deixar todos bem ligados e informados, usamos também as redes sociais para nutrir a todos com o que estamos preparando para os próximos episódios e relembrar melhores momentos daqueles que foram publicados.
Como este abaixo no qual introduzimos um fato que ajudou na construção deste episódio do primeiro jogo entre Escócia e Inglaterra.
Nesta passagem, eu conto que em uma de aula de inglês foi toda construída contando a história da partida disputada no dia 12 de setembro deste ano, em comemoração aos 150 anos deste primeiro encontro.
Na ocasião, mesmo com a partida sendo disputada em Glasgow na Escócia e com ambiente hostil aos ingleses, o poderio da seleção visitante fez a diferença, com vitória por 3 a 1.
Lá no Instagram, você também pode nos ajudar com críticas, dúvidas e sugestões.
Por fim, esperamos que você seja um dos divulgadores do canal Pés Descalços FC e divulgue para quem possa nos ajudar nesse crescimento.
É isso, até o quinto episódio.