Pular para o conteúdo

Futebol no Vaticano recebe as bênçãos do papa

  • por
Futebol no Vaticano. Dois jogadores de costas, um camisa verde com o número oito nas costas à esquerda, e o segundo, à direita, de camisa vermelha, com o número 16 às costas, rezam no gramado antes da partida na Clericus Cup. Ao fundo, a basílica de Roma.

Futebol no Vaticano. Neste terceiro mergulho no canal Pés Descalços FC, o Rafa e eu fomos nos divertir e aprender um pouco mais sobre o que representa o futebol para as pessoas que moram ou trabalham no Vaticano.

Sim, caros amantes dos Pés Descalços FC, depois da reverência ao Rei Pelé e do frio no campeonato mais curto do planeta bola, na Groenlândia, contamos que nem só a religiosidade pauta a vida das pessoas ao redor do Vaticano.

Primeiro, muitos já sabem, mas não custa situar.

O Vaticano é a sede da Igreja Católica Romana e uma cidade-estado soberana sem costa marítima, cujo território fica dentro da cidade de Roma, capital da Itália.

O Vaticano é governado pelo papa, o atual é Francisco, o argentino Jorge Mario Bergoglio, que é o chefe da Igreja Católica e o soberano do Estado.

Quando o assunto é futebol, papa Francisco é um entusiasta e sempre que pode fala sobre o assunto. Ele é torcedor do San Lorenzo, que, no primeiro ano do papado, em 2014, deu a alegria ao seu torcedor ilustre com a conquista da Copa Libertadores da América.

A maior parte dos funcionários públicos do Vaticano são todos os clérigos católicos de diferentes origens raciais, étnicas e nacionais.

Dessa maneira, o futebol é um esporte popular no Vaticano, apesar de sua pequena população. Como destaco o Rafa, o Vaticano possui uma seleção nacional, que não é filiada à Fifa, mas já disputou amistosos contra seleções de outros países, como San Marino, Eslovênia e Áustria.

A seleção do Vaticano é composta por jogadores voluntários da Guarda Suíça, membros do Conselho Papal e pelos guardas dos Museus (cidadãos italianos), os únicos capazes de conseguirem cidadania do Vaticano. Ocasionalmente, seminaristas se unem à equipe.

Futebol no Vaticano: Papa Francisco à esq.) recebe a camisa do SanLorenzo, seu time de coração na Argentina, na imagem, ela a segurança ao lado do técnico Edgardo Bauza (à dir.)
Papa Francisco recebe a camisa do San Lorenzo, seu time de coração na Argentina, entregue pelo técnico Edgardo Bauza, como agradecimento pelo título da Copa Libertadores de 2014

Futebol no Vaticano tem campeonato interno

O futebol também é praticado em um nível amador, com a realização de um campeonato nacional, o Campeonato de Futebol da Cidade do Vaticano. Neste ano, o torneio completou 50 anos de sua criação. A liga acontece de outubro a maio de cada ano, com uma pausa entre os meses de dezembro e janeiro.

O campeonato é disputado por oito equipes, que jogam entre si em turno e returno, em pontos corridos. Na última edição, na temporada 2021/2022, o título ficou com o Rappresentativa Ospedale Pediatrico Bambin Gesù, que é o time de funcionários e voluntários do hospital pediátrico do Vaticano.

Vaticano tem sua Copa do Mundo particular

Outro bem bacana na pesquisa que o Rafa se aprofundou foi sobre a Clericus Cup (Campeonato Mundial Pontifício).

Esse torneio de futebol é realizado anualmente no Vaticano desde 2007, mas a sua última foi em 2019. A competição é organizada pelo Centro Sportivo Italiano (CSI) e tem o patrocínio do Departamento de Esportes da Conferência Episcopal Italiana (CEI), do Pontifício Conselho para os Leigos e pelo Pontifício Conselho para a Cultura.

É conhecido como uma espécie de “Copa do Mundo” de futebol no Vaticano, disputada por equipes formadas por seminaristas e sacerdotes de vários colégios católico.

Algumas curiosidades da Copa do Mundo do Vaticano:

  • As partidas são disputadas em dois tempos de 30 minutos;
  • Além dos cartões amarelo e vermelho, os juízes podem aplicar o cartão azul, que pune o atleta com suspensão de cinco minutos da partida;
  • O jogo limpo (fair play) é o segundo critério de desempate;
  • Se a partida terminar empatada durante a fase de grupos, os times disputam cobranças de penalidades;
  • Neste caso, o vencedor leva dois pontos e o segundo fica com um ponto.

Podemos dizer que esse episódio traz muito mais curiosidades que valem muita a pena ficar ligado do começo até o fim.

É só clicar no link abaixo e saber como é o futebol no Vaticano.

Sempre lembrando que estamos também nos principais tocadores de Podcasts, dos quais destacamos o Spotify.

Acompanhe no link abaixo. Você pode acompanhar em áudio e também em vídeo.

Aproveite também e nos siga no Instagram. É o nosso canal diário com muita coisa boa do que rolou nas gravações, trechos bacanas e novidades do que virá pela frente.

Divulguem, sigam e compartilhem.

Ah, vocês podem nos ajudar com comentários e sugestões de pautas em qualquer um dos nossos canais dos Pés Descalços FC.

VLibras - Ação de inclusão GOV.BR - VLibras - Obrigado!