Pés Descalços FC chega ao segundo episódio com uma história muito bacana, que nos deu muito alegria, da pesquisa, na produção, gravação, edição e agora no ar.
Com a sugestão do Rafa, falamos sobre o futebol na Groenlândia, que tem o campeonato mais curto do planeja bola.
Esse episódio demonstra como as fronteiras inexistem quando o assunto é futebol. Ao redor do planeta, dos menores aos maiores territórios, a prática do esporte está bem enraizada.
Vamos ao que interessa. Groenlândia, como assim, é um país? Onde fica? Como assim?
Existem muitas coisas que une eu e o Rafa. Primeiro, claro, o futebol. Foi daí que surgiu o Pés Descalços FC.
Outros pontos de convergência são a geografia e a história. Prato cheio para falarmos sobre a Groenlândia.
Quando nós gravamos o episódio, eu citei que o certo é Groenlândia e não Groelândia.
O nome Groenlândia vem do nórdico antigo Grœnland e significa “terra verde” (grœnn = verde, land = terra). A denominação foi atribuída pelo famoso viking Erik Thorvaldsson, mais conhecido como Erik, o Vermelho, ao ser enviado para um exílio de três anos acusado de cometer uma série de assassinatos na Islândia.
Depois da publicação, o meu amigo Eduardo Geraque, generosamente, mandou uma mensagem dizendo que achava que as duas formas estão corretas, ou seja Groenlândia ou Groelândia.
Fui pesquisar, e é aceito mesmo das duas formas. Aliás, são três formas: Groenlândia, a mais comum, Groelândia ou Gronelândia.
A Groenlândia é um território autônomo que faz parte do Reino da Dinamarca. É a maior ilha do mundo em área, possuindo 2,16 milhões de km², situada na América do Norte, próximo à costa leste do Canadá.
Ao norte, é banhada pelo oceano Glacial Ártico, enquanto sua parcela meridional é cercada pelo oceano Atlântico. A capital da Groenlândia é a cidade de Nuuk, no sudoeste da ilha.
Esse é o contexto, bem resumido, sobre a história e a geografia da Groenlândia.
E o futebol, onde entra nesse contexto?
Por ser um território bem gelado, aliás muito gelado, o futebol só pode ser praticado em curto espaço de tempo, aliás em uma semana.
As datas do calendário do Campeonato Groenlandês não são escolhidas por acaso. Os meses de julho e agosto, quando normalmente acontecem respectivamente a fase regional e nacional, estão dentro do curto período de verão na região.
A estação dura entre junho e setembro e atinge as temperaturas mais altas ao longo do ano – entre 5º e 15ºC. Para efeito de comparação, no inverno os termômetros variam entre -5º e -25ºC.
Diante deste cenário, o futebol local possui certas peculiaridades, entre elas, a duração da liga nacional. O torneio é disputado no período de uma semana.
A Groenlândia não é filiada à Fifa. Atualmente, o futebol groenlandês integra a Confederação de Futebol de Associações Independentes (Conifa) e a seleção da região participa de poucos torneios.
É isso, cliquem no link abaixo e saibam mais histórias sobre o futebol na Groelândia, com a irreverência minha e do Rafa.
Você pode acompanhar em áudio no Spotify, é só acessar pelo link abaixo.
Aproveite nos siga pelo Instagram. Veja o post sobre o lançamento do episódio sobre a Groenlândia.